
Encerrando as comemorações do Novembro Negro, o XV Desfile da Beleza Negra de Porto Seguro movimentou o Centro de Cultura e mobilizou as torcidas para a escolha das “mais belas chamas da África”, na noite de 27/11. 10 meninas e 8 meninos, estudantes de escolas da rede municipal de ensino e do Sesc, mostraram seu charme e encanto, em uma noite recheada de ideias, apresentações culturais e muitos aplausos.

Com apresentação da multiartista Moara Sacchi, do Instituto Brasil Chama África (IBCA) e dos organizadores Gilmária Menezes, da Coordenação de Educação das Relações Étnico-Raciais e Carleone Filho, coordenador do Cempec, o evento foi promovido pela Prefeitura de Porto Seguro – por meio da Secretaria de Educação e Assistência Social, e Instituto Brasil Chama África.





Carleone destacou a importância de resgatar a história das pessoas, com suas lutas e ancestralidades. “Negros e negras com sua cultura e seu conhecimento lutaram para fazer esse Brasil crescer”. Gilmária defendeu a união de negros e não negros, indígenas e não indígenas, em torno da luta contra o preconceito. “Precisamos andar lado a lado, de braços dados, pela valorização da política antirracista. Já temos essa discussão dentro da nossa secretaria, mas precisamos levar esse discurso para dentro das nossas casas e para a nossa comunidade”, salientou.

Segundo Gilmária, um dos objetivos do Concurso é incentivar a modificação do conceito estereotipado de beleza utilizado no nosso País, no qual ser bonito é seguir um padrão de beleza europeu ou norte-americanizado. “Esse momento é resultado de todas as atividades realizadas nas escolas, com estudos e discussões para uma educação antirracista em Porto Seguro”, resume.
Nas atividades culturais participaram os alunos da Escola Helena Rebocho, com a banda de percussão e grupo de dança afro; a estudante Luiza Ferreira da Escola Municipal do Cambolo apresentou a poesia “Eu sou a África” de sua autoria e de seu professor Cássio Alcântara e do SESC, a artista plástica Rachel Melgaço com a exposição de obras de arte. Teve também a participação do cantor Renato Flor Café e do Cempec, com a decoração.
O resultado final do concurso foi o seguinte:
Feminino: 1º Lugar Thaingride dos Santos; 2º, Franciele de Jesus e 3º, Luiza Ferreira e Evelly Santos. No masculino, o 1º lugar ficou com Cássio Correia; o 2º, com Thayvan de Carvalho e o 3º, com Kemuel Felisberto.


















