Mais de 2 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com atendimentos em reabilitação e alta complexidade em 2026. Acordo garante continuidade dos atendimentos gratuitos e de excelência da Rede Sarah em oito estados e no Distrito Federal

O Governo do Brasil renovou, por mais cinco anos, a parceria com a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, garantindo a continuidade dos atendimentos de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que amplia o acesso a exames, consultas e terapias especializadas em todo o país.
A Rede Sarah é referência nacional e internacional em reabilitação e atua integrada ao SUS há 25 anos. Durante esse período, o Governo Federal já investiu R$ 11,8 bilhões na parceria. Com a nova renovação, estão previstos R$ 7,5 bilhões para o atendimento gratuito da população até 2031.
As unidades da Rede Sarah atendem nos estados do Pará, Minas Gerais, Ceará, Amapá, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e no Distrito Federal, promovendo acesso qualificado e igualitário a serviços de alta complexidade, principalmente nas áreas neurológica e ortopédica.
Somente em 2026, a Rede Sarah deverá ofertar:
- 1,7 milhão de exames e terapias
- 515,4 mil consultas especializadas
Esses números se somam a um histórico robusto de atendimento. Em 2025, por exemplo, foram:
- 3,6 milhões de procedimentos de reabilitação
- 1,6 milhão de serviços auxiliares de diagnóstico e terapia
- 22,9 mil internações
- 20,7 mil cirurgias realizadas para o SUS
Essas ações contribuem diretamente para a redução de filas e esperas por atendimentos complexos, promovendo um sistema de saúde mais eficiente e acessível.
Durante a cerimônia de renovação da parceria, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância estratégica da Rede Sarah para o SUS:
“Investimos cada vez mais na parceria com a Rede Sarah por reconhecermos seu papel não só para o SUS, para a medicina e para a saúde brasileira, mas também por sua grande referência internacional”, afirmou.
Segundo o ministro, mais de 2,1 milhões de pessoas serão beneficiadas com os serviços especializados garantidos por meio desse novo investimento.
Com a renovação da parceria com a Rede Sarah, o Governo do Brasil reforça o compromisso com a ampliação da assistência especializada e com a qualidade no atendimento pelo SUS. O investimento busca não apenas manter, mas também ampliar o acesso equitativo a tratamentos de alta complexidade, fortalecendo o sistema público de saúde em todas as regiões do país.

















