A partir desta sexta-feira, 17 de janeiro, os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior. O prazo para inscrições vai até 21 de janeiro, pelo Portal Único do Acesso ao Ensino Superior, conforme o Edital nº 35/2024.

O resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro, com matrículas de 27 a 31 de janeiro. Quem não foi selecionado na chamada regular pode participar da lista de espera no mesmo período.
Mais de 260 mil vagas disponíveis
Serão oferecidas 261.779 vagas em universidades e institutos federais em todo o país. Destaque para as licenciaturas, com mais de 68 mil vagas, em apoio ao programa Mais Professores para o Brasil, que oferece bolsas para candidatos com desempenho acima de 650 pontos no Enem que se matricularem em cursos presenciais de licenciatura.
Passo a passo para inscrição

Acesse a página do Sisu no Portal Único do Acesso ao Ensino Superior e faça login com o perfil do gov.br ou crie um cadastro.
Atualizar seus dados de contato e preencher o perfil socioeconômico para validação pela Lei de Cotas.
Escolha até duas opções de cursos, filtrando por município, instituição ou curso.
Confira e confirme os dados escolhidos.
Após a confirmação, acompanhe a classificação parcial na área “minha inscrição”.
O tutorial completo está disponível no portal oficial do Ministério da Educação.
Cotas e políticas de inclusão
Todos os candidatos são inicialmente classificados na modalidade de ampla concorrência, considerando o desempenho no Enem. As vagas reservadas seguem os critérios da Lei de Cotas, beneficiando estudantes de baixa renda, negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e oriundos de escolas públicas. Os percentuais são baseados no Censo 2022 do IBGE.
Vagas e cursos mais procurados
Os estados com maior número de vagas são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). Destaque para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.050 vagas, e o Instituto Federal do Ceará (IFCE), com 6.022.
O Sisu 2025 também oferece 14.521 vagas tecnológicas em áreas como energias renováveis, ciência de dados e sistemas para internet, reforçando a oferta em setores estratégicos.
Sobre o Sisu
Criado pela Portaria Normativa nº 2 de 2010, o Sistema de Seleção Unificada permite que estudantes utilizem as notas do Enem para acessar vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. A busca pela iniciativa democratizar o acesso ao ensino superior e aumentar a ocupação de vagas em cursos presenciais.
Para mais informações e para se inscrever, acesse o Portal Único do Acesso ao Ensino Superior