O Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Eunápolis realizou, na última quinta-feira (03/06), a Aula Inaugural do curso de Cuidadora de Idosos , marcando a retomada do Programa Mulheres Mil na unidade. O evento ocorreu no auditório do campus e contou com a presença de representantes da Educação Pública Municipal, da sociedade civil, da gestão do IFBA, da equipe responsável pelo programa, além de estudantes selecionados e ex-alunas.
Durante a cerimônia, as autoridades locais destacaram a importância do programa para a qualificação profissional e o fortalecimento da autonomia das mulheres. A mesa de honra foi composta por Maiusa Ferraz Pereira Santos , supervisora do Mulheres Mil em Eunápolis; Flávio de Jesus Costa , diretor administrativo do campus; Daniel Von Rondom , coordenador de Extensão; Fabiana Zanelato Bertolde , diretora geral do IFBA Eunápolis; Jovita Lima Silva dos Santos , secretária de Educação do município; Juliano Araújo Sá , diretor da Escola Professor Fernando Alban; Maria Menezes Ferreira Viana , secretária municipal da Assistência Social; e Maria Vilma Santos Bomfim , presidente do Rotary Club de Eunápolis.
A supervisora do programa, Maiusa Ferraz, ressaltou que vai ser uma iniciativa além da formação profissional, promovendo também o empoderamento feminino. “O curso não oferece apenas qualificação técnica, mas também uma formação mais ampla, com disciplinas externas para inclusão digital, direitos da mulher e direitos do trabalhadora”, afirmou.
A programação do evento incluiu a palestra “Direitos das Mulheres e Empoderamento Feminino: Caminhos para a Autonomia e a Cidadania” , ministrada pela advogada Karina Christina Souza , especialista em Direito de Família e Violência Contra a Mulher. A atividade foi direcionada a 80 estudantes que compõem as duas turmas do curso.
Entre as alunas, Estefânia Antônia da Costa, 40 anos, destacou a oportunidade de aprimoramento profissional. “Já trabalho cuidando de idosos, mas sempre aprendi na prática. Agora, tenho uma formação com certificado, o que será muito importante para mim”, disse.
Ex-alunas também compartilharam suas experiências no programa. Maria Lacerda, 60 anos, formou-se na turma de 2014 no curso de auxiliar de gastronomia. Durante a pandemia, utilizou os conhecimentos adquiridos para complementar sua renda. “Aprendi não só sobre gastronomia, mas também sobre computação e valor nutricional dos alimentos. Foi um aprendizado para a vida toda”, afirmou.
Expansão do programa e combate às desigualdades
Criado em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Mulheres Mil tem como objetivo reduzir as desigualdades sociais e econômicas, promovendo a educação profissional e combatendo a violência contra a mulher. A oferta dos cursos considera o contexto social e busca garantir o acesso e a permanência das alunas.
A escolha pelo curso de Cuidadora de Idosos no IFBA Eunápolis foi fundamentada na crescente demanda por profissionais da área , conforme explicou Maiusa Ferraz. “A população idosa tem aumentado e, com isso, cresce a necessidade de mão de obra comprometida para esse público, que muitas vezes se encontra em situação de vulnerabilidade”, destacou.
O curso tem duração de três meses e será realizado em dois locais: no campus do IFBA Eunápolis e na Escola Fernando Alban . Para garantir a participação das alunas, há um incentivo financeiro de R$ 16 por dia de aula assistida (R$ 4 por aula) .
O IFBA Eunápolis aderiu ao Programa Mulheres Mil em 2013 e já formou cerca de 500 mulheres nos cursos de auxiliar de gastronomia e hotelaria . Com a retomada da iniciativa, a expectativa é ampliar a oferta de formações, proporcionando mais oportunidades de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade social .
Informações Dany Ana Cavalcanti