Porto Seguro recebe mais uma obra de arte a céu aberto com o projeto Pintura Escadaria Cultural d’Ajuda, idealizado pela artista plástica Niala Varela, em parceria com Naomi Varela e Nego Dé. Localizada no charmoso distrito de Arraial d’Ajuda, a escadaria é parte do caminho que leva ao Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda, ponto turístico e religioso de grande relevância histórica.
Inspirada nas tradições portuguesas e nas celebrações a santos como Nossa Senhora d’Ajuda, São Sebastião e São Brás, a pintura valoriza também os povos originários, retratando sua diversidade, grafismos e a ligação ancestral com a fauna e flora da Mata Atlântica. A obra é um convite à reflexão sobre a riqueza cultural da região e sua história, que atravessa séculos.
O projeto ainda exalta a cultura afro-brasileira, com cores vibrantes e elementos que remetem à espiritualidade, aos guias e Orixás. O resultado é um impacto visual marcante para moradores e turistas, que encontram nas escadarias um espaço de beleza, identidade e pertencimento, transformando o local em um verdadeiro cartão-postal artístico.
As novas intervenções artísticas na Escadaria da Cultura celebram a pluralidade de povos e tradições, reforçando a valorização cultural da Costa do Descobrimento. “Além de embelezar o espaço público, a iniciativa promove o talento local, permitindo que artistas expressem sua arte e dialoguem com a comunidade”, destaca o superintendente de Cultura, Herculano Assis.
Este projeto é uma realização viabilizada pela Lei Aldir Blanc de Porto Seguro por meio da Secretaria de Turismo e da Superintendência de Cultura.