
Desde a sua abertura, a exposição “Leonel Mattos: Sem Recortes” tem encantado visitantes e movimentado a Casa de Câmara e Cadeia, patrimônio histórico no coração da Cidade Histórica de Porto Seguro. Com mais de 40 obras em exibição, entre pinturas e esculturas, a mostra já atrai uma média de 200 pessoas por dia, evidenciando o forte apelo da arte contemporânea no cenário cultural local.
Comemorando os 70 anos de vida e 55 anos de carreira do artista baiano Leonel Mattos, a exposição traduz em cores, formas e emoções a alma vibrante da Bahia, aproximando o público do universo espiritual, cotidiano e simbólico que marca sua produção. O contemporâneo Leonel Mattos nos convida, em sua arte, para uma imersão profunda nos códigos da vida que, transformados em arte, traduzem e ressignificam o ser humano numa amálgama de sentimentos e valores que saltam da tela e ganham vida dentro de nós. Sua inquietude é a sua pluralidade, e sua vida se confunde com o lirismo do fazer arte.
A iniciativa integra o projeto de ocupação cultural da Superintendência de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo, que transforma espaços históricos em verdadeiros polos de expressão artística. “A receptividade tem sido extraordinária e comprova a importância de democratizar o acesso à arte e abrir portas para a produção cultural em nossa cidade”, afirma o superintendente de Cultura, Herculano Assis.
A exposição segue aberta ao público até o dia 29 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 14h. Turistas e moradores estão convidados a prestigiar esta experiência que revela, com sensibilidade e vigor, a essência deste grande nome da arte brasileira.