
A tradicional Festa de São Miguel Arcanjo, no distrito de Vale Verde, teve início na noite desta quinta-feira (25). A abertura contou com a presença do vice-prefeito Paulo Onishi, representando o prefeito Jânio Natal, além de autoridades do Iphan e grande número de fiéis.
O evento, organizado pela Diocese, começou de forma especial com a chegada da imagem restaurada do santo. A imagem recebeu restauração integral, desde a escultura à policromia, feita no laboratório do IPHAM, em Salvador, e entregue pela pelo Superintendente do IPHAN Bahia, Hermano Guanaz, ao padre Leandro, na Paróquia do Divino Espírito Santo, durante abertura das festividades. “Essa é a restauração de um ícone religioso, evidenciará sempre a força e a beleza do patrimônio cultural, sobretudo restaura também a fé e a esperança em todos nós”, frisa o superintendente de cultura, Herculano Assis.
A programação segue até o dia 28 de setembro e reúne celebrações religiosas e atividades culturais. O Tríduo Religioso acontece até dia 27, sempre às 19h, fortalecendo a devoção e preparando a comunidade para o dia do padroeiro. Já os Concertos de Vale Verde, dentro do projeto Porto da Fé, coordenados pela Superintendência de Cultura, começam no dia 26, às 20h, com a BAMUPS, e continuam no dia 27, no mesmo horário, com a apresentação da Filarmônica Lyra Popular.
O ponto alto da festa será no domingo, 28, quando a Filarmônica 2 de Julho se apresenta às 10h, antecedendo a Missa Solene. Em seguida, às 11h, acontece a Procissão com a participação de fiéis e visitantes, reforçando a fé, a tradição e a cultura de Vale Verde. A realização tem o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, que valoriza a preservação das manifestações religiosas e culturais do município.