A Guarda Municipal de Porto Seguro completa 50 anos de criação nesta sexta-feira, 9 de maio, em uma data simbólica e histórica para o município e para o Brasil. Instituída pela Lei nº 138 de 1975, a corporação foi uma das primeiras do país e exerce um papel fundamental no apoio à segurança pública e na preservação do patrimônio.
Sob a gestão do Prefeito Jânio Natal, a Guarda Municipal vive um momento de grandes conquistas. Para se ter uma ideia, foram adquiridas três viaturas zero quilômetro, implantado o auxílio fardamento com depósito direto em conta, criado o Estatuto da Guarda, o Código de Ética e o Plano de Carreira. Além disso, houve a valorização salarial com o aumento de 100% no salário base e a reforma da sede atual, enquanto se desenvolve o projeto da nova estrutura com salas de treinamento, estande de tiro e piscina para formação de salva-vidas.
“Para marcar essa importante data, faremos um encontro da tropa com a presença do Prefeito Jânio para os cumprimentos oficiais e lançaremos uma logomarca comemorativa. Temos muitos motivos para celebrar”, explicou o secretário municipal da Casa Civil, Josemar Siquara.
Vinculada à Secretaria de Mobilidade e Segurança, a Guarda Municipal tem o apoio administrativo da Casa Civil e hoje conta com uma tropa composta por cerca de 50 agentes, atuando 24 horas por dia nas ações de segurança, organização do trânsito, proteção de praças, prédios públicos e em grandes eventos, especialmente em períodos de intenso fluxo turístico.
Apesar dos avanços, a necessidade de ampliação do efetivo é urgente e a Prefeitura avalia a possibilidade da realização de um concurso público ainda neste ano.