
A 2ª Campanha de Adoção e de Vacinação Antirrábica ocupou o estacionamento do Atakarejo, em Porto Seguro, no sábado (23/8). A ação disponibilizou cães e gatos, vítimas de maus-tratos ou abandono, todos devidamente medicados com vermífugos e vacinados, para a adoção responsável. No total, 35 cães e 23 gatos ganharam um novo lar. Além disso, foram aplicadas gratuitamente 345 doses da vacina antirrábica em cães e 198 em gatos.
A iniciativa foi coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Causa Animal, em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), com a presença da subsecretária da Causa Animal, Lia Arigatô, que acompanhou toda a programação. A feira de adoção reuniu ONGs e protetores independentes — A Voz do Bicho, Amor de Gato e Bicho Seguro — responsáveis pela triagem, orientação e assinatura do termo de responsabilidade para os novos tutores.
Em paralelo, a UVZ manteve sua meta municipal de imunizar 49 mil animais ao ano. O setor segue com cronograma itinerante em bairros, distritos e vilarejos. “A vacinação antirrábica é essencial; só assim conseguimos controlar a raiva. E é preciso lembrar que a raiva é 100% letal, apenas a vacina contém a doença”, afirmou Freud Vicente Delgado da Silva, coordenador de Saúde das Zoonoses, destacando que o objetivo é ampliar a cobertura, prevenir surtos e proteger a população humana e animal.
Outra ação ofertada pela Semac no mutirão foi a castração, com 50 animais castrados. A medida reforçou o compromisso com a saúde animal e o controle populacional, contando com estrutura técnica e logística segura para os procedimentos.