
A Associação Despertar Trancoso completa 15 anos, no dia 8 de setembro, de atuação transformadora nas comunidades de Trancoso, Sapirara, Coqueiro Alto, Itaporanga e Centro. Com foco em turismo sustentável, meio ambiente e práticas integrativas em saúde, a entidade oferece cursos gratuitos que já impactaram mais de 3.500 alunos em situação de vulnerabilidade, entre crianças, jovens e adultos.
Ao longo dessa trajetória, foram realizados 45 cursos de capacitação, 200 oficinas educativas, criação de roteiros de turismo de base comunitária e reflorestamento de áreas com espécies nativas. A associação também promove agrofloresta, educação patrimonial e oficinas de desenvolvimento humano como yoga, dança e artes. Entre os destaques atuais estão os roteiros de turismo comunitário e o Programa Turismo CO² legal, que busca tornar Trancoso um destino referência em turismo regenerativo e compensação de carbono.
Para celebrar seus 15 anos, a Associação prepara uma revisão histórica de sua trajetória e projeta uma nova fase de atuação mais alinhada ao turismo regenerativo. Também estuda a realização de uma festa simbólica com alunos, equipe e apoiadores para marcar esse novo ciclo. “Seguimos confiantes de que uma comunidade fortalecida regenera o turismo”, destaca Kelly Paduin, diretora da associação. O secretário de Turismo, Guto Jones, destaca que “apoiar a Despertar Trancoso é acreditar em um turismo mais humano e sustentável para nosso destino.”