A Veracel Celulose realizou na última terça-feira (9) a cerimônia de entrega do Prêmio Veracel Mulheres da Pesca, iniciativa criada para reconhecer e valorizar o protagonismo feminino na pesca artesanal no Sul da Bahia. Na ocasião, foram homenageadas as dez vencedoras desta primeira edição.

O prêmio contemplou as cinco primeiras pescadoras ou marisqueiras com R$ 2 mil cada, e as cinco seguintes com um valor de R$ 1 mil, além de certificados de reconhecimento por sua dedicação, força de trabalho e contribuição para o desenvolvimento da atividade pesqueira local.
“A pesca artesanal é um patrimônio cultural, social e ambiental da nossa região, e as mulheres sempre tiveram papel fundamental nessa cadeia, ainda que muitas vezes invisibilizado. Com este prêmio, buscamos celebrar essas trajetórias inspiradoras e ampliar a visibilidade de quem mantém viva essa tradição”, afirma Carolina Kffuri, especialista em Responsabilidade Social da Veracel.
A ação foi realizada em parceria com o Comitê de Relacionamento dos Pescadores do Extremo Sul da Bahia, que representa vinte entidades, oito colônias e doze associações espalhadas pelas regiões Sul e Extremo Sul da Bahia. “É uma honra poder participar da primeira edição do Prêmio Mulheres da Pesca e mostrar que é possível dar visibilidade a esse grupo de mulheres tão importante na nossa região”, diz Luena Maria Ferreira dos Santos, presidente do Comitê.
A iniciativa destacou histórias que evidenciam coragem, resiliência e visão de futuro — mulheres que sustentam famílias e comunidades por meio da pesca artesanal e que agora têm suas trajetórias registradas e reconhecidas.
O Prêmio Veracel Mulheres da Pesca reforça o compromisso da companhia com ações socioambientais que fortalecem o território e promovem oportunidades para quem vive da pesca tradicional.
Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 7º ano consecutivo.
Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.


















