
Reduzir os riscos à saúde da população e estimular a regularização das empresas de agroindústria de pequeno e grande porte, para a melhoria na qualidade dos produtos comercializados, estão entre os objetivos do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de origem animal ((SIM/POA), realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca.
Diariamente, as equipes da Secretaria de Agricultura realizam vistoria em supermercados, hotéis, restaurantes e demais estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal. De acordo com os veterinários Júnior Fortunato e Vanessa Jordão, entre os riscos para a saúde da população estão as zoonoses, que podem ser transmitidas de animais para humanos e vice-versa e as doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), causadas pela ingestão de água e alimentos contaminados, podendo ser causadas por bactérias, vírus, substâncias químicas, entre outros.
O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) foi instituído em Porto Seguro pela Lei Nº 1822/2022 e Decreto Nº 6570/2014. “Estamos trabalhando para promover a proteção dos consumidores, quando o assunto é a aquisição e consumo de produtos de origem animal. Promovendo a melhoria na qualidade dos produtos, estaremos contribuindo de maneira significativa para reduzir os riscos à saúde da população”, salienta a veterinária.