110
Este é o número de Policiais Civis e Militares que se suicidaram em 2023 no Brasil. Um número muito maior que o de polícias que perderam a vida em confrontos. Tais dados foram divulgados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024.
Somente na Bahia, pelo menos um policial por mês tenta suicídio. Que se tenha conhecimento… Já que ainda há uma séria preocupação com os números que não foram revelados.
Este é o tema do curta metragem Uma bala, que estará disponível gratuitamente no YouTube e Vimeo da produtora Cinekaal no dia 27 de setembro.
“Em um país com números elevados de violência, homens e mulheres se expõem, todos os dias para servir e proteger a população em geral, mas… quem protege essas pessoas?
Em uma sociedade que foi educada a odiar os policiais, onde fica a preocupação com estas pessoas? Durante o setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio, será que os policiais também são uma preocupação das pessoas em geral ou não estão incluídos nesta lista?”, questiona Kassia Luana, roteirista e produtora executiva do filme.
Depressão, pânico e ansiedade são algumas das causas desses números alarmantes.
Salário defasados, déficit estimado em mais de 12 mil policiais no efetivo (somente na Bahia), falta de combustível, carga horária desumana, corrupção em diversos níveis, pressão da família, população e do sistema em geral. Como lidar com todas essas questões mantendo a saúde física e mental?
O curta “Uma Bala” é uma provocação e um alerta: quem cuida de quem cuida de nós?
Lançamento no dia 27 de Setembro no YouTube e Vimeo da Cinekaal
Produtora cinekaal
Direção: Alessio Rossi
Roteiro: Kássia Luana
Estrelando: William Duarte
@cinekaal
Site www.cinekaal.com
Assessoria de Comunicação